Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Um pouco sobre fungos

(fonte: tumblr.com)

O reino Fungi possui uma vasta classificação de organismos denominados fungos, este reino com o passar do tempo veio sofrendo várias modificações, especialmente na forma de comparar cada característica bioquímica através de seus ribossomos e DNA.

Os fungos podem nascer em qualquer ambiente do planeta e se incluem na classe dos decompositores e parasitas, além daqueles que servem como alimento:


Fungos Parasitas: Essa classe de fungos podem contaminar os humanos, animais, e plantas, alguns desses parasitas podem levar a óbito se não for tratado com o medicamento correto.

Fungos decompositores: Os fungos são os principais decompositores da natureza, eles conseguem quebrar qualquer produto orgânico transformando em carbono nitrogênio e outros elementos para a composição do solo e do ar.
Fungos Comestíveis: Os principais fungos comestíveis são o Shiitake, Porto Bello, Champignon, todos em forma de cogumelo.

A estrutura dos fungos é representada por um corpo vegetativo chamado de talo com filamentos unicelulares que são chamados de hifas, as hifas formas as redes microscopias que se juntam com os substratos chamados de micélio que seria por onde esses fungos se alimenta.

A reprodução dos fungos é sexuada os fungos aquáticos fazem a produção de gametas flagelados que se fundem gerando os zigotos produzindo novos fungos, já os fungos terrestres utilizam a produção de esporos por meiose, gerando as hifas haploides se difundindo em hifas diploides onde o ciclo volta para produção de novas meioses.

Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário